Sobre o Programa

O Programa Maré de Saberes é um programa de Extensão Universitária da UFBA, financiado com recursos do Edital PROEXT 2010-2011 e tem como diretrizes fundamentais: o atendimento a demandas sociais de alfabetização de jovens e adultos, mulheres pescadoras e marisqueiras que estejam em processo de formação educacional continuada de 04 municípios do Baixo Sul, 05 do Recôncavo da Bahia, além da cidade de Salvador.

Os monitores do Programa, são estudantes dos cursos de Saúde, Biologia,Pedagogia e Ciências Sociais, selecionados para atuarem nos 12 municípios do programa. Esses estudantes desenvolverão sua prática de estágio em 360h/aula, sendo 100h de formação inicial e 260h de atividades em comunidade.

O Núcleo do Programa Maré de Saberes está situado na Faculdade de Educação da UFBa, no GEPECS.

Palavras-chave do Programa: Educação - Troca de Saberes - Diversidade Cultural


Coordenadora Geral: Profª. Drª. Uilma Rodrigues de Matos Amazonas.
Articuladora Interinstitucional: Rosângela Cerqueira
E-mail do Programa: ufba.maredesaberes@gmail.com

Ação Ambiental no município de Madre de Deus - Ba


No último dia 05 de junho de 2011, a coordenação juntamente com o grupo de monitores do programa, esteve realizando no Dia do Meio Ambiente, uma Ação Ambiental no município de Madre de Deus - Recôncavo da Bahia. 


A educação ambiental, entendida como um processo que visa construir conhecimentos socioambientais por meio do diálogo de saberes, a Ação realizada na comunidade ribeirinha do SUAPE permitiu a discussão e a reflexão para a busca de melhorias e práticas cidadãs para a sustentabilidade.


O grupo de monitores, juntamente com a comunidade realizou a plantação de "mudas de mangue" e limpeza do manguezal. Foram recolhidos cerca de 300 kg de lixo do mague e contou com a participação de cerca de 50 pessoas da comunidade, sendo 98% delas, mulheres em sua maioria, trabalhadoras da pesca.
 
Esta ação fez parte do lançamento oficial do Programa no município com a parceria da Colônia de Pescadores e Associação de Pescadoras e Marisqueiras, além da Coordenação de Meio Ambiente do município, na pessoa do sr. Almiro










Um comentário:

  1. Eu participei desta Ação Ambiental e achei maravilhoso a preocupação das mulheres marisqueiras e pescadoras com o ambiente do mangue,e também uma tristeza profunda por vê-lo o ambiente do manguezal sendo maltratado pelas pessoas que desfrutam dessa bela natureza.Nossa atitude de ajudá-las àquelas mulheres e suas famílias foi muito gratificante para nós do Projeto, para eles que contaram com nossa ajuda, para o ambiente que ficou mais limpo, enfim para a natureza.

    Rosângela

    ResponderExcluir